quinta-feira, agosto 20, 2015

Evento senac Moda Informação Inverno 2016

Senac Moda Informação confirmará as tendências em vestuário e acessórios para o inverno 2016
46ª edição do evento vai auxiliar confecções na escolha do que produzir, a partir de pesquisas realizadas nas ruas e no varejo internacional
Senac Moda Informação – Inverno 2016 traz o que já é sucesso nos principais polos internacionais da moda, com o propósito de auxiliar os confeccionistas brasileiros a serem mais assertivos no desenvolvimento de suas coleções, otimizando tempo, investimento e aumentando o retorno financeiro. Com inscrições abertas, a próxima edição do evento de moda será realizada no dia 25 de agosto, em uma versão otimizada e mais dinâmica - das 7 às 14 horas, no Teatro Bradesco, localizado no Bourbon Shopping, em São Paulo.

A palestra de abertura traz A Mágica de Inovar e Criar, ministrada pela renomada psicóloga Meiry Kamia, autora do livro Motivação sem Truques. Na ocasião, ela apontará formas de prosperar por meio de caminhos criativos, que fogem ao usual e proporcionam um ar de novidade a qualquer que seja o segmento.

Contagiado pelo clima de renovação de ideias, o evento trará três temas centrais, Boho, Je Suis Moderna e o principal, Vitoriano Gótico, manifestando os estilos em cada um dos blocos: feminino, masculino e infantil. Para isso, os consultores mostram as pesquisas feitas nas ruas e no varejo internacional, adaptando-as para atender ao mercado nacional, contribuindo para o aumento do sucesso das coleções brasileiras. “O Senac Moda Informação tem o objetivo de organizar as informações, trazendo para a realidade dos confeccionistas o que é sucesso nas ruas e passarelas do mundo”, aponta Tatiana Putti, coordenadora da área de moda do Senac São Paulo.

            Além da apresentação dos temas por meio de palestras, serão expostos cerca de 70 looks, compostos pelos especialistas e produzidos com peças do mercado europeu, traduzindo os três temas desta edição.

Conhecendo os temas
Com o estilo Boho, a década setentista aparece dando continuidade à Newstalgia 70, proposta para o verão 2016. No inverno, as influências desta época surgem com uma cartela de cores quentes, estamparia étnica, formas geométricas unidas e sobreposição de peças para compor os looks. Saia avental, casaco longo, calça saruel, calça larga, vestidos, mantas, ponchos, legging e colete são uns dos exemplos deste tema, que se mostra em texturas como peles e pelos, brocados, jeans, sarjas leves e pesadas, transparências em chiffon, crepe georgette, algodão, dentre outros. As peças são adornadas com franjas, cordões dourados, pingentes de cortina e rendinhas.

Apesar do fato de que a moda venha olhando muito mais para trás do que para frente, o Je Suis Moderna vem para lembrar que as interpretações deste olhar devem sempre ser repaginadas, modernas. Neste tema, os anos 60, 80 e 90, são a base para a construção da imagem atual. A alfaiataria transforma os cortes tornando-os assimétricos em, praticamente, todas as categorias. Ombros estruturados, macacão pantalona, casaco parka amplo transpassado, minissaia justa, vestidos justos sobre legging, vestido tubo midi, legging estampada e calça cropped aparecem com toda força. Os tecidos trazem misturas entre leves e pesados, com estampas listradas, maxi onça ou listra de zebra abstrata, além do xadrez tartan e xadrez quadriculado, tudo em cores vivas como amarelo, laranja, roxo, verde e royal. Contrastes com cores neutras como preto, cinzas, beges e carbono são muito bem-vindos.

            O romantismo da era vitoriana somado à estética agressiva do mundo gótico são a grande aposta para o inverno 2016. Tema central do Senac Moda InformaçãoVitoriano Gótico é a combinação destes dois opostos que ganhou as ruas europeias em peças que trazem uma aura de sensualidade, dramaticidade e exuberância, atendendo tanto o prêt-à-porter, quanto a moda street. O tema vem muito forte com alfaiataria em casaca: casaco redingote, blazer com basque, calças slim, vestido acinturado, na altura dos joelhos, longo ajustado e com corte império. Os corselet aparecem com intensidade, inclusive na versão corset underbust. Nos tecidos revelam-se o veludo cristal, pelos e pelúcias, transparências em silk georgette, silk chiffon, organza e rendas, bem acompanhados de apliques de lantejoulas, pedraria, canutilhos e strass. A estamparia exibe penas de pavão, cruzes, arabescos bizantinos, desenhos gráficos desordenados e rabiscos em rascunho, em cores inerentes ao estilo como preto, vermelho e vinho, seguidos de branco, creme, azul marinho e azul cobalto.
             
Todo este conteúdo será apresentado no Senac Moda Informação – Inverno 2016, com mais detalhes e exemplos práticos. Os participantes poderão levar para casa a cartela de cores da estação e terão acesso integral à síntese do que for apresentado, looks por segmento e desenhos técnicos, por meio do acesso ao conteúdo exclusivo do evento, em material on-line para consulta em smartphones, tablets, laptops, TVs e desktops.

As inscrições estão abertas até o dia 21/8 e podem ser feitas por meio do site www.sp.senac.br/smi.

Nenhum comentário: